Se os negócios vão mal, é hora de mudar o rumo!

Atualizado: 22 de mai. de 2020


O Turnaround ou a reestruturação de um negócio nada mais é do que a recuperação do valor e da performance de uma empresa. É um redirecionamento dos rumos da companhia. A principal característica do Turnaround é a necessidade de se tomar decisões e implementar ações de forma ágil para não comprometer a continuidade dos negócios. Sua efetivação envolve uma mudança de rumo completo para a empresa voltar ao caminho do crescimento e restabelecer seu valor.


Quanto mais cedo for identificada a necessidade da reestruturação e mais cedo o processo de recuperação for iniciado, maiores são as chances que seja bem sucedido.

Para essa reestruturação é essencial que o dia a dia da empresa seja reorganizado de maneira a torná-la lucrativa novamente, iniciando pela alta gestão e identificando de forma vertical todos os setores que precisam ser remodelados.


Durante a implementação do processo de Turnaround, o foco deve estar exclusivamente voltado aos resultados e todas as decisões devem ser tomadas de forma fria e adequada, como a situação exige. Tal atitude pode gerar desconforto com alguns dos stakeholders, no entanto, ela é essencial para a recuperação e consequente continuidade da empresa.


O Turnaround deve ser implementado de forma neutra e autônoma, tendo em mente que as ações a serem tomadas não devem ser analisadas do ponto de vista emocional, pois elas devem ser isentas e muitas vezes austeras. O recomendado é que a empresa decida por buscar auxílio externo, de uma empresa terceira que tenha a expertise para desenhar e implementar todo processo de reestruturação.


O novo plano de negócios não é algo que se encontre pronto! Deve ser desenvolvido de forma exclusiva, visando a necessidade específica de cada empresa, incluindo os elementos e peculiaridades do negócio.


A princípio, é crucial fazer um levantamento e análise detalhados de toda a empresa, identificando fatores internos e externos responsáveis pelo cenário de crise. Em seguida deve ser traçado o plano de ação, apresentando soluções imediatas para estabilizar a empresa e posteriormente colocar em ação os planos de crescimento.


O principal objetivo do Turnaround é transpor a crise. No entanto, um plano de negócios bem elaborado e implementado resultará na recuperação, ganho de credibilidade e, principalmente, perpetuidade do negócio de forma orgânica e sustentável.


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo