O Boom das Fintechs Ligadas ao Varejo

Atualizado: 22 de mai. de 2020



O setor varejista sempre teve uma relação próxima com os bancos, principalmente porque até muito pouco tempo, essa era a única forma de oferecer serviços diferenciados a seus clientes, como os cartões de crédito conhecidos como private label.

No entanto, com o advento da tecnologia surgiram as fintechs, que nada mais são do que a junção das palavras Financial e Technology, ou seja, os serviços financeiros aliados a tecnologia.


Abriu-se assim um caminho que antes era reservado apenas aos gigantes do mercado: uma marca própria para meios de Pagamento, Cartões de Crédito, Empréstimos, entre outros produtos financeiros.


Trazendo o fator competitividade ao mercado varejista, hoje muitas lojas preferem criar suas próprias financeiras, fornecendo cartões e até empréstimos aos seus clientes, e criando vantagens exclusivas para quem adquirir produtos de suas lojas.


As fintechs geram uma facilidade para compra e venda de produtos e serviços, como máquinas de cartão para recebimento e cartões de crédito inovadores que podem ter como diferenciais a inexistência de anuidade, juros abaixo da média de mercado e programas de descontos. Já na estrutura de empréstimos, podem trazer juros diferenciados e análise de crédito menos complexas.


Com uma estrutura mais enxuta, o objetivo é melhorar a dinâmica dos serviços financeiros, aproveitando o fluxo gerado pelo varejo e tirando a intermediação dos bancos tradicionais, o que deixa mais dinheiro dentro dos negócios do grupo.


No âmbito dos clientes, as fintechs visam facilitar a vida das pessoas, fazendo com que elas consigam resolver problemas e utilizar serviços com rapidez e segurança, de forma desburocratizada. E tudo isso hoje está ao alcance do setor varejista garantindo um uma fonte de renda diversificada e autonomia na tomada de decisões estratégicas.


Para que o desenvolvimento da fintech seja fluído e assertivo, o ideal é ter uma visão ampla de todo o processo e considerar as peculiaridades do varejo envolvido para que o plano saia sob medida. O apoio de uma empresa com expertise nessa área torna-se um diferencial estratégico para seu negócio.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo